top of page

NOTÍCIAS DO INSTITUTO CLIO

  • Instituto Clio
  • 12 de jul. de 2021
  • 3 min de leitura

Atualizado: 4 de nov. de 2021

O Instituto Clio relaciona abaixo, alguns projetos e seus links que realizamos. Contamos com

parcerias importantes como a Rede Memorial de Pernambuco, Laboratório Líber – Departamento Ciência da Informação – UFPE, Grupo de Pesquisa Memória e Sociedade – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFPE)





ree

Sobre o projeto

Memorial Joaquim Caetano


Esta iniciativa é apoiada pela Embaixada do reino dos Países Baixos no Brasil para o Resgate da memória histórica de Joaquim Caetano Silva e tem por objetivo a criação de instrumentos de acesso público os documentos de interesse histórico coligidos por Joaquim Caetano Silva nos arquivos dos Estados Gerais em Haia em meados do século XIX.


Busca na base de dados




ree

Sobre o projeto

Restauração do acervo histórico e bibliográfico da Biblioteca da Associação

de Imprensa de Pernambuco – AIP.


Higienização e organização do acervo histórico e bibliográfico da Biblioteca da AIP, ambientação e inclusão do acervo em programa digital para consulta.






ree


Sobre o projeto

Livro “Cine Bandeirante: histórias que o vento levou”


O Clio aprovou e editou junto ao MinC o projeto que se constitui pesquisa, elaboração de texto, arte gráfica, design e distribuição do Livro “Cine Bandeirante: histórias que o vento levou “ de autoria de Fernando Figueiredo.







ree

Sobre o projeto

Projeto Editorial Atlas Vingboons


: Realização da EXPOSIÇÃO INTINERANTE LEGATIO, inaugurada no dia 12 de março de 2014, no Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no dia 16 de dezembro de 2014, inaugurada no Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A Exposição Legatio trata da amostra de um conjunto de mapas e planos cartográficos produzidos no século XVII pelo cartógrafo holandês Johan Vingboons, referentes aos domínios coloniais da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste brasileiro, pertencente ao fundo da Rainha Christina, da Suécia, custodiados pela Biblioteca Apostólica Vaticana. Os mapas são acompanhados de textos explicativos, enriquecido com pranchas do mesmo autor remanescentes, pertencentes à coleção do Algemerij Lksarchief na Holanda.






ree


Sobre o projeto

Projeto: A botija do Rio Formoso, o tesouro holandês


A iniciativa buscou realizar uma investigação técnica das moedas da Botija do Rio Formoso e organizar uma exposição numismática com imagens digitalizadas de alta qualidade de moedas reconhecidamente originais (verdadeiras) depositadas em museus europeus e no Museu Nacional do Brasil, que versa sobre as moedas obsidionais cunhadas no Brasil holandês. A mostra do Recife foi aberta no dia 22 de setembro, com evento solene, tendo a presença do Sr. Embaixador dos Países Baixos do Brasil Han Peters e o Consul Honorário dos Países Baixos no Recife e se estendeu até 18 de dezembro de 2015.






ree

Sobre o projeto

Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM)



O evento científico bianual Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM) reúne pesquisadores, profissionais, estudantes e empreendedores do campo da gestão da informação com o objetivo de promover o intercâmbio de ideias, difundir a pesquisa, metodologias, tecnologias aplicadas a preservação da memória e do patrimônio cultural. A Conferência CTCM tem como missão se tornar um fórum de referência na reflexão de processos inovadores para gestão do patrimônio memorial e cultural. De 2011 - 2019.








ree

Sobre a proposta de projeto da

Hemeroteca do Diário de Pernambuco


A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por intermédio do Laboratório Liber, ligado ao Departamento de Ciência da Informação (DCI) e voltado para a utilização e análise de Tecnologias do conhecimento, firmou Termo de Cooperação Técnica e Científica com a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) e o jornal Diario de Pernambuco a fim de realizar ações de restauração e preservação da hemeroteca do Diario de Pernambuco, veículo de imprensa mais antigo em circulação da América Latina, fundado em 7 de novembro de 1825.






O presidente do Diario de Pernambuco, Carlos Frederico Vital, assinou um termo de compromisso com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) para realização de um projeto de recuperação e conservação do acervo histórico do jornal. A parceria foi oficializada nesta segunda-feira (13), no Clube do Diario, na Zona Norte do Recife. Também participaram da assinatura Marcos Galindo, professor de pós-graduação em ciências da informação e coordenador do laboratório Liber, da UFPE, e o presidente da AIP, Múcio Aguiar.







 
 
 

Comentários


Hemeroteca do Diário de Pernambuco

bottom of page